Friday, January 09, 2009

29 de Agosto de 2008

Este foi uma dia dedicada a conhecer a cidade de uma forma panorâmica, sem grandes detalhes em nenhum dos locais visitados.
Optámos por comprar um bilhete num dos vários autocarros de excursão há disposição e que, por cerca de 25€, permitiam andar o dia todo, nos 3 percursos à escolha, entrando e saíndo tantes vezes quantas quiséssemos. Os autocarros eram daqueles de 2 andares, com o 2º piso descoberto, e emq ue havia uma gravação audio disponível em n línguas, sendo o português uma delas.
Desta forma, pudemos ficar a conhecer alguns aspectos interessantes e que não vêem referidos nos guias.
Aqui ficam algumas das fotografias que tirei!


Bairro Gótico!


Ainda não tinha visto toda a cidade Barcelona e já me tinha apercebido do significado da expressão que os turistas que visitam Lisboa utilizam, quando se referem à luz que emana da cidade.
Barcelona está localizada um pouco mais a norte que Lisboa, mas ainda na zona sul da Europa, junto do Mediterrâneo, pelo que o seu clima se caracteriza por soalheiro, tal como Lisboa. No entanto, ao passear nas ruas da cidade de Barcelona, era nitída a diferença na luminosidade, uma vez que tanto prédios como passeios eram pintados de tons escuros, o que não acontece em Lisboa, o que faz com seja uma cidade nitidamente mais escura que Lisboa, sem nunca, no entanto, perder todo o seu encanto!

A famosissíma La Pedrera!



Em cima, o parque Guel, de Gaudi. Todo ele feito com formas orgânicas, instalado no meio de um parque, e em que todas as construções, desde as casas, às escadas, passando pelas fontes e canteiros, tudo imatava as formas animais e vegetais. Um parque, no mínimo, insólito!

Friday, January 02, 2009

28 de Agosto de 2008

Este era o dia em que começaria a colmatar uma grande falha em mim. Depois de todas as viagens que havia feito no passado, havia um local que nunca tinha calhado visitar, pelo menos, não numa idade que me permitisse lembrar-me do que vira.
Por incrível que pareça já havia visitado todo o nosso país vizinho, nomeadamente toda a Galiza e Cantábria, onde se incluem os espectaculares "Picos da Europa", quase toda a província de Castela e de Leão, bem como todo o sul de Espanha, com Sevilha, Cádis, Córdoba e Granada incluídas, no entanto nunca havia estado nem em Madrid nem em Barcelona, exactamente duas das cidades mais importantes e conhecidas.
Neste dia 28 de Agosto embarcaria num Airbus 319 da TAP, por volta das 14:30, que atravessaria toda a península Ibérica.



1:40 mais tarde chegámos a Barcelona, toda ela banhada de sol e com uma temperatura bastante agradável.
Assim que recolhemos as malas apanhámos um autocarro que nos levaria directamente até à Praça da Catalunha, o principal ponto turístico da cidade, e de onde se apanhavam inúmeros outros transportes paras as várias zonas da cidade.


Chegada a Barcelona

O hotel onde ficámos hospedados ficava longe daqui, mas felizmente tinha uma paragem de metro a meia dúzia de metros de distância.
Chegados lá à paragem, primeira surpresa do dia: via-se perfeitamente um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo - "A Sagrada Família" de Gaudí estava apenas a uns 250 metros de distância do nosso hotel!



Parecendo que não, a tarde estava já a chegar ao fim e o sol já se ia pondo. Era então altura de rumar ao centro da cidade para jantar em qualquer sitio. Fomos de metro até à Universitat e de lá a pé até à Plaza de Catalunya, onde facilmente se acedia às Ramblas, o coração da animação da cidade.
La Rambla era uma rua grande e comprida com imensos artistas de rua, muito à semelhança do que acontece na Baixa em Lisboa, a única diferença é que lá a rua estava repleta de gente até altas horas da madrugada, devido aos inúmeros bares e restaurantes que lá existiam!

A quem tenha curiosidade de lá ir, aqui fica uma nota - La Rambla é um ponto obrigatório, sem no entanto deambular muito pelas ruelas estreias, sombrias e (ouvi dizer) muito perigosas.