Saturday, April 05, 2008

Diário de uma viagem - Prólogo

O que se segue é uma espécie de diário de uma das melhores viagens que já fiz na minha vida.
As descrições poderão parecer às vezes um bocado enfadonhas de tão pormenorizadas serem, mas o que é facto é que me entusiasmo bastante a falar da viagem, pelo que peço desde já desculpa por algum texto menos interessante. Vou acompanha-los sempre que possível de fotografias que tirei e que ilustrem aquilo a que me refiro.
Desafio-vos a entrarem nesta viagem comigo: aos que lá estiveram comigo para que a possam recordar; aos outros, é para que possam também viajar para lá, com a vossa imaginação.

Benvindos e boa viagem.

Dois anos volvidos, e a saudade é muita. Uma cultura diferente, exótica mesmo, com gentes estranhas e hábitos fora dos nossos padrões europeus. Tudo ali é fora do vulgar: desde as vestes dos locais que andam nas ruas, até à arquitectura, desde a língua até ao alfabeto, desde a luz até às cores e cheiros que abundam nas ruas.
São cidades de tamanho razoável, em que o caos é dono e senhor.
Se consideram o trânsito em Lisboa caótico, que dizer dali… Se consideram Lisboa desorganizada e desordenada (que é, de facto) esperem até ver o que ali se vai encontrar – casas térreas em cimento, com as fundações ainda à vista para que quando haja dinheiro se poder continuar a construir a casa, junto de casas com dois ou até mesmo 3 andares pintadas e bem arranjadas, tudo isto no meio de prédios de hotéis e escritórios.
Deparei-me, sem que tal me tenha causado espanto, que as ruas eram poeirentas e sujas, onde as gentes de simpáticas tinham pouco.

O centro histórico da cidade é um espanto – o souk é um autêntico mercado ao ar livre, onde em ruas à lá Bairro Alto (mas mais estreitas e muito mais labirínticas) se vende de tudo: roupa, joalharia, comida, música, bebida, souvenires, animais, gaiolas, etc.
Estou a falar da cidade de Tunis, capital da Tunísia, e este é o mundo árabe – um mundo distante do nosso, que não deixa ninguém indiferente.

ترحيب إلى تونس

No comments: