Saturday, December 13, 2008

16 de Agosto de 2007

No dia anterior, desde o momento em que chegámos à Eslovénia logo nos apercebemos do que nos esperaria. Este é um país muito pequeno mas de gentes muito bem educadas: as ruas estão todas impecavelmente limpas e arrumadas, as pessoas são muito simpáticas e é tudo muito barato! Ainda por cima o próprio país, estando localizado no sopé dos Alpes, é todo verde, muito verde, com paisagens que em tudo fazem lembrar os filmes passados nos campos ingleses todos tratadinhos e arrumadinhos.
Fizemos uma visita panorâmica à cidade para que pudéssemos ficar com uma ideia geral da mesma, para depois, no tempo livre que teríamos, a podermos explorar melhor à nossa maneira.
Ljubljana é uma cidade muito pequena, atravessada por vários canais, tal e qual Veneza em Itália ou Bruges na Bélgica, com um castelo colocado no cimo de um monte de onde se tinha uma fabulosa vista sobre a cidade e arredores! Apesar de junto dos locais de confronto e tensão da guerra que assolou a área à poucos anos, a Eslovénia sempre foi poupada às desgraças da guerra e então o cenário com que nos deparamos é simplesmente magnifico!




Vista do castelo da cidade; ao fundo, vêem-se os Alpes, para onde nos dirigiríamos no dia seguinte


De tarde visitámos Postojna, que se creio que não me engano, são das maiores grutas subterrâneas que se podem visitar, com vários quilómetros de comprimento! Para terem uma noção, chegávamos lá à entrada da gruta e havia um comboio à espera dos visitantes e que nos levava numa viagem de 40 minutos para baixo de terra. Lá chegados tínhamos que vestir imediatamente os agasalhos que providenciavam à entrada pois a temperatura era constante ao longo do ano, a apenas 9C (de notar que na rua estava um sol de 30C).
Lá nas profundezas fazíamos uma caminhada de 90 minutos onde se poderia apreciar inúmeras estalagmites e estalagmites gigantescas, bem como espécies animais estranhíssimas: um animal com uma pele igual à pele humana (cor, textura e outras características, mas com a forma de uma cobra de água!)






Postojna - imediações das grutas...

A segunda e última noite na cidade foi passada com alguma nostalgia, sentimento esse compartilhado por grande parte das pessoas que iam na excursão. Fomos todos dar uma volta, depois de jantar, onde bebemos um café numa das bonitas esplanadas da cidade, onde ficámos, os mais novos, à conversa, pela noite dentro...



No dia seguinte, de manhã, partiríamos para uma zona no norte do país, onde atravessaríamos os Alpes em direcção a Salzburgo, novamente na Áustria.

1 comment:

Tânia Carvalho said...

Barata?! Experimenta comprar pêras no mercado e vais ver o barato que é! LOL! :P Barato é o Continente!!!