Saturday, December 13, 2008

17 de Agosto de 2007

Abandonámos a cidade de Ljubljana pela manhã e dirigimo-nos para norte em direcção a Bled, uma zona onde mesmo no sopé dos Alpes onde existe um bonito lago rodeado pelas montanhas, e onde no meio do lago, numa ilha, foi erguida uma peculiar igreja.
A palete de cores aqui era absolutamente fenomenal!




Após um passeio de barco a remos por este bonito lago, continuamos a nossa jornada
em direcção ao destino final desse dia - haveria ainda uma longa viagem pela frente (cerca de 300km até Salzburgo). Parámos, assim, para almoçar, numa vila que associei imediatamente às paisagens alpinas e às estâncias de sky - nem a neve faltava, pois, nos cumes das montanhas, e apesar de ser o pico do Verão, viam-se farrapos das chamadas neves perpétuas!


A viagem que se seguiu levou-nos a atravessar os Alpes de sul para norte - Salzburgo situa-se exactamente do lado contrário, na encosta norte desta imponente cadeia montanhosa. Até aqui tínhamos apanhado sempre bom tempo, com muito sol e poucas nuvens e algum calor, mas ao atravessar esta gigantesca cadeia montanhosa tudo se alterou: a meio do caminho ficámos presos na auto-estrada durante 2 horas, parados, devido à chuva, nevoeiro e trovoada intensa que se fez sentir, de um momento para o outro! Tal temporal apanhou-nos desprevenidos pois praticamente ninguém se lembrara de levar roupas adequadas a semelhante tempo - menos eu, que vesti logo logo a minha camisola para nem sequer me chegar a constipar, pois apesar de não termos saído do autocarro, toda a gente notou uma acentuada descida na temperatura!

Horas depois chegámos a Salzburgo, mas já o sol se punha, ainda assim, deu para dar uma pequena volta na cidade e ficar com uma ideia mais geral da mesma.
Salzburgo era a cidade original de Mozart pelo que havia inúmeras lojas de música, vendendo os mais variados souvenires, desde miniaturas de instrumentos de música em ouro a cd's e vinis de vários compositores de música clássica! Passeando pelas ruas quase que se ouvia a música de Mozart no ar!



O castelo da cidade, iluminado pelo sol, já muito baixo!

Esta seria a ultima noite em viagem pelo que se aproveitou para se passear pela cidade que era muito bonita - jantámos no hotel mas de seguida, grande parte da excursão foi tomar café ao centro da cidade - foi um passeio alegre e descontraído, onde toda a gente ria e confraternizava - é sempre bonito ver um ambiente destes, muito embora saibamos à partida que nunca mais iremos ver grande parte das pessoas presentes.

1 comment:

Tânia Carvalho said...

Ahhhh... Bled! Fiquei apaixonada por Bled. Para além de ser lindíssima não há outro lugar no mundo onde se faça um chocolate quente como em Bled. :P Tenho q lá voltar... ;)